quarta-feira, 30 de setembro de 2009

2º Lugar – Concurso de âmbito municipal

Sinal vermelho para o desrespeito no trânsito

De um lado, motoristas apressados e impacientes. De outro, pedestres visivelmente amedrontados e um tanto quanto negligentes. É essa a situação hodierna do trânsito no nosso país.
Nos últimos tempos, a convivência no trânsito está se tornando um verdadeiro “ringue”. Não é difícil ver discussões no trânsito e ouvir insultos e xingamentos, isso porque pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas perderam o respeito entre si.
Além disso, a falta de respeito não ocorre apenas nas discussões, mas também, no que diz respeito aos direitos de cada um. Todo meio de transporte, observadas suas características, possui direitos e deveres.
Outra questão, é o fato de que cadeirantes não possuem espaço no trânsito, e este têm o direito de ir e vir como os demais cidadãos. Não existem rampas e o transporte público não está totalmente adaptado a deficientes físicos.
Assim sendo, é necessário que as pessoas não percam jamais o respeito umas com as outras no trânsito, já que neste local é necessário atenção e gentileza. As pessoas devem observar seus deveres para terem seus direitos respeitados.
Núbia C. Xavier Santiago - 2º Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário