domingo, 16 de agosto de 2009

Lei seca derrotada

Autor: Marcos Henrique Reis Machado
Trabalhando com editorial
Título: A lei seca derrotada
Data: 02/06/09
Jornal Estado de Minas - pág.12

Paráfrase do editorial:

A lei seca foi uma iniciativa do governo com o intuito de ajudar a dar um fim às verdadeiras fábricas de tragédias em que se transformaram as estradas brasileiras. A lei é muito severa, o motorista nem precisa causar acidentes para ser punido, basta ser pego dirigindo com uma quantidade maior que 2 miligramas de álcool por litro de sangue. As punições são altas multas e suspensão da carteira de habilitação por um ano.
A iniciativa foi muito prestigiada no início e seguida à risca pelos policiais. Temia-se nas ruas ser pego pelas "batidas" organizadas pelos policiais a qualquer hora do dia ou da noite; nas rodovias, a PRF acionou patrulhas que fizeram um trabalho implacável. Assim, os resultados foram excelentes, registraram-se quedas nos índices de acidentes com automóveis no país. Mas, lamentavelmente, ocorreu o que se temia: houve um afrouxamento na fiscalização, tanto nas cidades quanto nas estradas, e também os motoristas aprenderam muitas formas de escapar das punições.
A lei que foi tão prestigiada e obteve tantos resultados positivos vai entrando para a lista das boas iniciativas desmoralizadas, pelo descaso por parte do policiais e pela malandragem dos brasileiros que desafiam a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário