domingo, 9 de agosto de 2009

Jovens. O que pensam e o que sentem

Autora: Thaís Nunes Faria

Os jovens do século XXI estão mais envolvidos na sociedade, dispostos a saber tudo o que está acontecendo. Mas sempre com as mesmas indagações, mesmos sonhos e projetos de vida.
Ser compreendido pela sociedade, receber confiança dos mais velhos, poder contar com o apoio dos adultos com os quais convivemos, ter capacidade suficiente para escolher os melhores caminhos em relação ao futuro, são algumas coisas que os jovens desejam. Estar preparado para o presente e para o futuro, é um objetivo a ser alcançado por alguns.
A sociedade exerce uma pressão sobre a juventude para a formação de sua integridade, julgando-os como "futuro da nação", o que faz com que eles se sintam indecisos acerca de suas decisões. Também a forma indeterminada como as pessoas mais velhas os julgam deixam-nos confusos se são crianças ou adolescentes. Por exemplo, os pais acreditam que os filhos são maduros o suficiente para decidirem seu futuro e ao mesmo tempo não são dignos de confiança para fazerem coisas que lhes agradam.
Os jovens sonham com o futuro. Querem buscar, seus desejos, querem superar os obstáculos que a vida traz e os preconceitos que a sociedade impõe sobre seus sonhos. Devem ser respeitados em suas decisões, pois já estão maduros o suficiente para torná-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário