quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Professores sem formação acadêmica

Único autor: Roberto Guimarães
Trabalhando com editorial
Título: Resgate do magistério
Data: 01/06/2009
Jornal Estado de Minas - pág.6

Paráfrase do editorial:

Professores sem formação acadêmica

A questão do ensino básico no Brasil vem se tornando um grave problema. O MEC (Ministério da Educação) constatou que a situação requer mais atenção, já que a educação de milhões de jovens está em risco.

É assustador o número de professores que não possuem exigência legal mínima de formação acadêmica para o magistério. Pelo menos um terço do total de professores está deslocado para áreas do conhecimento diferentes da que estudaram, o que só agrava a situação.

Existem “professores” que são considerados leigos. Quase 16 mil têm apenas o ensino fundamental, o que deixa evidente a má qualidade da educação do nosso país. Ainda assim, os professores não podem ser considerados culpados.

É preciso urgência e seriedade, tanto por parte de instituições governamentais quanto por instituições educacionais. Precisamos mudar o destino dos nossos jovens, dando-lhes uma verdadeira educação; mas para isso é preciso, inicialmente, a exigência da qualificação dos profissionais que lidam diretamente com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário